Personalizando uma V100PGM "Lemonn Drop"
Uma adorável LP
Uma adorável LP
Apesar de ser dono de duas Les Pauls da Gibson (uma com humbuckers e a outra com P-90), mesmo não sendo nenhuma delas Top Line, eu me dava por satisfeito, afinal as duas eram bem suficientes pra mim, um confesso apaixonado pelas Strats. Mesmo assim ainda ficava fascinado com o conforto, a sonoridade e a beleza dessas cópias da marca VINTAGE: a V100AFD "Paradise" e a V100PGM "Lemonn Drop". Mais animado fiquei quando ela foi , digamos assim, "aprovada" pelo famoso blog LOUCO POR GUITARRA, onde inclusive vocês podem acompanhar uma postagem, excelente como sempre, falando sobre detalhes de construção e madeiras. Eu, por minha vez, fui à Barra Music aqui no Rio conhecer melhor as duas, AFD e PGM. Depois de tocar bastante, mesmo com certa dificuldade de escolha, elegi a PGM!Aliás o acabamento de modo geral é bem legal, mas obviamente para uma guitarra nessa faixa de preço não dá pra esperar coisas como pintura de nitrocelulose ou outros fatores preciosistas que adicionem mais demora na feitura do instrumento. O que torna esses instrumentos baratos é justamente a possibilidade de produção de muitas unidades em pouco tempo! E tenho que dizer que como vem já é bem usável, num padrão de qualidade de regular para alto!
Começando com os captadores, tentei, colocando um potenciômetro com chave no controle de TONE do captador do braço inverter a fase elétrica, uma vez que a fase magnética já estava invertida, gerando aquelas sonoridades mais nasais e magricelas de captadores combinados e fora de fase. Realmente com a fase elétrica trocada o captador do braço passava a se combinar da forma mais tradicional e criar timbres mais conhecidos de todos. Imaginei então que manteria esse recurso na guitarra... Porém logo tive uma ótima oportunidade de adquirir um pickup da Klein para a posição do braço, um Epic 58. Nem pisquei e arrisquei a compra do tal captador. Ao colocá-lo vi imediatamente que não havia jeito de reverter as polaridades eletricamente, pois ele, como tentativa de ser uma cópia de PAF do ano de 1958, só apresentava uma via mais a malha de blindagem. Eu teria que abrir e mexer no captador... Ou seja, tchau, chaveamento através do captador do braço! Decidi primeiramente instalá-lo da forma convencional, com os parafusos direcionados para o braço. No alvo! Já deu gosto de ouvir aquele som lindo saindo da guitarrinha!
Apesar das tarraxas da Wilkinson também serem bem funcionais, não resisti a um set de GROVER com sua escala de 18:1 de voltas, muito suave e precisa! Depois troquei os knobs e adicionei os apontadores de metal, mais conhecidos como fatiadores de dedos!!! Além de trocar o "tip" da chave seletora de captadores por um imitando aqueles antigos de cor âmbar. Pura frescura cosmética...rs.Abaixo um vídeo gravado pelo Sidnei Vaz em sua loja Goldtop Instrumentos Musicais com a VINTAGE V100PGM "Lemmon Drop" plugada direto num Fender Super Sonic numa caixa Marshall 212. A distorção ouvida é o canal sujo do próprio amp.
Loja Goldtop Instrumentos Musicais: http://www.goldtop.com.br/
Website JHS/Vintage: http://www.jhs.co.uk/brands/vintage/vintage-electrics
Website do importador brasileiro: http://www.habro.com.br/vintage/
Loja Barra Music Rio de Janeiro: http://www.barramusic.com.br/






