FOXX TONE MACHINE - OctaveUp Fuzzes Parte 2!!!
O Foxx Tone Machine é um OctaveUp Fuzz criado na década de setenta. Esse tipo de fuzz usa um artifício analógico que permite criar a ilusão de se adicionar um som uma oitava acima da nota tocada, muito mais pronunciado nas notas mais agudas da escala da guitarra. Normalmente usando-se o captador do braço é que se obtém o timbre de fuzz de oitava acima mais notável. O efeito em si é essencialmente monofônico, mas ao tocar-se mais de uma nota pode ser conseguido um efeito parecido com o de um Ring Modulator. Apesar de manter similaridades com o icônico Octavia usado por Hendrix, ele tem suas peculiaridades e consegue ser um pouco mais comportado mesmo quando seu ganho/drive é maximizado. Além disso tem um ótimo controle de TONE, uma das razões dele poder ser mais ou menos agressivo. Com o TONE mais aberto temos um timbre que muitos costumam apelidar de "Velcro-Like"! Outra característica muito aproveitável dele é a maneira como responde ao controle de VOLUME da guitarra, chegando a simular algumas texturas mais sintéticas! Eu o escutei a primeira vez, que me lembre, numa música do primeiro álbum solo do guitarrista, compositor e vocalista ADRIAN BELEW, chamado "Lone Rhino". Na primeira faixa, "Big Electric Cat", pode-se perceber o uso do FTM. Essa música também aparece na trilha sonora de um filme americano de 1983 chamado "GET CRAZY" e a guitarra principal é uma fretless Strat passando por um Foxx Tone Machine e um delay bem pronunciado de aproximadamente 240 ms com zero ou muito pouco feedback...
FOXX TONE MACHINE REEDIÇÃO BIG EFFECTS
PRESCRIPTION ELECTRONICS EXPERIENCE / FOXXXY FUZZ
Quando construí minha primeira versão do FTM estava bastante impressionado com a versão da Prescription Electronics, o EXPERIENCE PEDAL! Uma das coisas que me chamou a atenção foi terem colocado os footswitches na parte superior do pedal e os knobs de controles na parte da frente da carcaça (como no original...). Além da chave de bypass (Truebypass mecânico com 3PDT) foram adicionados footswitches para selecionar entre os modos de operação Fuzz OctaveUp e Fuzz Normal e ligar desligar um novo efeito adicionado ao projeto do FTM, o SWELL. Nos primeiros modelos desse pedal não havia LED de estado para nenhuma das chaves em questão, mas algum tempo depois foram adicionados.
O projetista adicionou um circuito bem interessante que mexia no ataque da envoltória do sinal de saída fazendo-o parecer ser tocado ao contrário. Algo similar à técnica de se usar o knob de VOLUME da guitarra para atenuar o ataque percussivo da guitarra e criar um efeito conhecido como SWELL. Esse efeito não é conseguido em todas as regulagens, além de só aparecer em notas bem destacadas e em modo monofônico, uma nota por vez. Mas admito que é no mínimo interessante. Como eu sempre deixava o potenciômetro de controle desse efeito no mesmo lugar, acabei substituindo-o por um trimpot interno. Alguns pedais tinham essa função como o antigo SLOW GEAR da BOSS, já fora de linha. Quando montei minha versão aproveitei para incluir também uma chave para selecionar os diodos de clipping, entre um par de diodos de Silício e outro par de Germânio.
DANELECTRO FRENCH TOAST

JOYO VOODOO OCTAVE & JOYO ULTIMATE OCTAVE


Mas não é só alegrias, pois, mesmo que você não queira fazer as mods para torná-lo um clone exato do FTM, deverá abrí-lo para fazer um pequeno acerto de polaridade dos capacitores C9 e C15. O pedal obviamente funciona sem essa mudança, e pode até ser que a pessoa o prefira assim. No meu caso a diferença foi da água para o vinho e ficou claro tratar-se de algum engano na linha de montagem. Não sei se nas versões mais novas já corrigiram esse problema, mas na que tenho foi necessário fazer essa mudança na polaridade dos capacitores citados, dessoldando-os e ressoldando-os com a polaridade invertida, apenas girando-os 180°. A que tenho é a Voodoo Octave.

A empresa pedalparts.co.uk vende uma placa na qual pode-se montar as duas versões: FTM ou FUO! E no freestompboxes.org pode-se encontrar uma discussão sobre as mudanças de componentes e correção de polaridade dos capacitores citados. Caso você não possua muitas habilidades no manejo do ferro de soldar poderá pedir a um técnico especializado para fazer a mudança.
Segue um vídeo clip com os pedais mencionados aqui. Eu usei nesse clip uma guitarra Fender Stratocaster 60's Road Worn com captação "Three Tone" da Guitar Garage. A posição pickups meio e braço foi a escolhida por ao mesmo tempo tornar mais notável o efeito de oitava acima além de eliminar o ruído de "bzzzz". O controle de volume é alterado várias vezes durante a execução para obter texturas diferentes. O amplificador usado foi o Marshall Wooden Plexi 100 watts Limited Edition com caixa também Marshall modelo 1936 com dois Celestion, ambos cedidos por Sidnei Vaz da GoldTop Instrumentos Musicais, que também gravou o material na própria loja. O som foi captado por um Apple iPhone 4S com microphone TASCAM iM2.
Big Effects Page no Facebook: https://www.facebook.com/bigeffectsbrazil/
Guitar Garage "Thre Tone" pickups:
http://www.guitargarage.com.br/novo/portal/php/visualizar_produto.php?id=113
Loja GoldTop Instrumentos Musicais: http://www.goldtop.com.br
Guitar Garage "Thre Tone" pickups:
http://www.guitargarage.com.br/novo/portal/php/visualizar_produto.php?id=113
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Atualização 2023
Uma grata surpresa foi conhecer o mini pedal Fuxx Fuzz da ToneCity. Além de super compacto e prático, apresenta uma sonoridade excelente!
Logo que for possível farei um video com ele pra mostrar porque gostei tanto do pedalzinho. Ele tem estado direto nas minhas pedalboards e até o momento sem problemas apresentados relacionados à construção, como problemas de contato ou de chaveamento... Coisas que normalmente associamos a esses micro/nano pedais e de custo razoável.
"the Foxx Tone Machine was invented by Steve Ridinger, the current president of the Danelectro/Evets Corp. (at age 19!)" Tirado da página effectsdatabase. O French Toast deve ser muito próximo ao FTM!
ResponderExcluirVerdade verdadeira...rs. Isso mesmo, ótima observação! É basicamente o mesmíssimo circuito, excetuando apenas o chaveamento, que na Dano é eletrônico, e os diodosde clipping, originalmente de Germânio, no French Toast são de Silício. Muito obrigado pela participação! Realmente o site do Bart Provoost é um tesouro na rede para os viciados em pedais de todo o mundo! Grande abraço!
ExcluirPirei no swell, deu muita vontade de mo ntar esse brinquedo. Foi para a fila. Gostei da forma como usou o volume da guita para dar novos timbres. Vou testar por aqui. Obrigado
ResponderExcluirMuito obrigado, meu caro, apareça sempre e boas montagens e sons! Grande abraço!
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