sábado, 10 de dezembro de 2016

Setups Reduzidos 2 - Ainda MiniBoard com os Friends 4 Funk

Acid - Psychedelic - Funk - Samba

Ainda adaptando a MiniPedalbard da MOOER às necessidades de pequenas gigs com amigos ilustres! Dessa vez fui encontrar com o mesmo pessoal da gig na qual testamos o pequeno, porém poderoso, estúdio UNDERBASE (com o set "à lá Hendrix" TIMBRE-SE, 29 de Agosto de 2016) e acabamos por apelidar recentemente o projeto oficiosamente de Friends 4 Funk. Com meus queridos Junior Teixeira no baixo, João Calmon na batera e Carlinhos Lamounier nos teclados.



Resolvi levar minha Fender Telecaster Road Worn 50's, corpo feito de Swamp Ash e braço de uma peça inteiriça de maple. A cor é um amarelo que eu não sei o nome específico, mas creio que os mais conhecedores dos catálogos das versões das Telecasters saibam identificar! Nessa guitarra eu realmente mexi menos que de costume, os captadores, coloquei um set Lollar 52T, troquei dois saddles de brass originais por dois de aço, deixando o de brass apenas nas duas mais agudas. Momentaneamente troquei o escudo preto de bakelite que veio nela por um branco de plástico comum envelhecido. Porém já voltei a usar o escudo preto. Não troquei os potenciômetros nem a chave, mas o capacitor de 47 nF foi substituído por um de 100 nF (chicklett type). Um pouco menos brilhante. Meio preciosista da minha parte pra ser sincero... Eu também confesso que demorei bastante regulando altura dos captadores para obter um "sweet spot" de verdade, um ponto ótimo, de sonoridade, ganho, clareza, etc. Mas valeu cada minuto de ajuste, pois o som desses Lollar é excepcional. Claro, se você procura um timbre legal de Tele Vintage anos 50! Os saddles usados não são compensados e mesmo assim eu consegui um equilíbrio bem legal de afinação nas oitavas.


O amplificador usado na gig é o Fender Frontman 212r do Estúdio La Cueva do Seu Cris que, conjuntamente com os Estúdios Shiproom do Daniel e HR do Flávio, são como minhas segundas casas...rs. É um amp potente Solid state que eu tenho conseguido chegar próximo do meu som. Porém nada como os nossos próprios amps, né? Mas isso nem sempre é possível, então é sempre bom aprender a tentar tirar máximo das ferramentas disponíveis. Depois olhando a foto me senti arrependido de nem ter experimentado usar os dois amps em estéreo, pois estavam os dois disponíveis...rs.  Inclusive teria ajudado a guitarra a pintar melhor no clip que fizemos da banda tocando no estúdio.
Já o amp usado no clip feito na loja GoldTop do meu amigo Sidnei Vaz, e com a ajuda do batera João Calmon, foi o do próprio Sidnei: um Fender Super Sonic com uma caixa Marshall de 2x12". Ele é um amp todo valvulado, com várias opções e muito alto...rs. Altamente viciável!


Apenas quatro pedais! Primeiro um Auto-Filter (ou Auto-Wah...) que procurei muito por gostar bastante de sua sonoridade: o Guyatone WR3 Wah Rocker. Foi nele inclusive que baseamos ( eu e Leo Plautz da eMUSEg ) o pedal Pi Caña! Em seguida o Fuzz da Danelectro da série Cool Cat versão 1 ainda. Muito em cima do Peach Fuzz da Frantone ( que no vídeo me dá um branco total e não vem nem a pau o nome da criatura...rs ). Dinâmico ao extremo e controlável a partir do knob de VOLUME da guitarra. Grave arrebatador, nunca tinha usado num contexto de banda e fiquei bem impressionado! Depois vem meu BOSS SD-1 com pequenas modificações para abrir mais as pontas, os graves e agudos, sem perder totalmente sua características nasais de médios acentuados, mas livrando-me do eterno nariz entupido...rs. E finalizando, para efeitos de ambiência o multistomp da ZOOM, o MS-70cdr. Cada dia aprendo a utilizar melhor esse aparelhinho impressionante. Realmente uma pena eu não ter aproveitado a disponibilidade do outro Fender Frontman 212r para tesar os efeitos em estéreo...

Seguem dois videos: O primeiro o clip que preparamos para mostrar o setup separadamente e o segundo um pedacinho da jam com os Friends 4 Funk (no qual a guitarra saiu baixinha, mas saiu...rs!).




6 comentários:

  1. Muito bom meu amigo, orgulho em estar presente em sua vida musical, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, meu caro!
      Também me orgulho de estar presente na sua.
      Seja muito bem vindo,
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Fala Alex, tudo bem?
    Eu novamente aqui com meus pitacos ;)
    Os dois vídeos estão muito legais e a jam ficou ótima.
    Sei que você também gosta de tele mas acho que é a primeira vez que vejo você usando uma.
    Os efeitos estão bem marcados mas esse multistomp Zoom é mesmo fantástico hein. Até perdi a conta de quantos efeitos você demonstrou só usando ele.
    Parece ser obrigatório, pela qualidade, economia de pedais, praticidade, etc.
    Mais uma vez, ótimo post.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, meu caro Marçal!
      Tudo legal e é sempre uma satisfação poder ter seus comentários por aqui!
      Eu sou um Stratoguy confesso, mas meu amor pelas guitarras em todas as suas formas e modelos é maior. Até porque quando pego outra guitarra é como se um novo leque de opções se abrisse...
      Eu tenho um certo medo de Telecaster, ela deixa sua performance nua de certa forma, ela revela todos os seus vacilos, dá medo mesmo...rs. Mas o desafio é uma delícia!
      Por outro lado é um instrumento ilimitado se bem explorado...
      Esses Multistomps da ZOOM realmente me impressionaram, principalmente o MS-100bt e esse MS-70cdr. Uma coisa que eu me esqueci de mencionar no video (até porque estava muito cansado e estressado quando o fiz, se não fosse ao ajuda e a boa vontade do João e do Sidenei, nem teria rolado) e vou aproveitar pra colocar aqui o único grande "porém" desses pedais é o controle de mudança de "patches". Neles você até pode criar uma cadeia de "patches" e ir acionando um por um numa espécie de "loop". Mas é um processo lento e errático! Felizmente no MS-70cdr é capaz de receber na porta USB comandos seriais MIDI através de algum controlador. Mas ele precisa ter algumas poucas características (como ser tipo "host") não encontradas na maioria desses controladores MIDI comerciais ou mesmo nesses cabos de interface MIDI-USB. Por isso devo em breve construir um controlador para ele com um projeto que um bom samaritano disponibilizou na rede...
      E eu é que agradeço seu interesse e sua participação!
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Fala Alex,
    Sim cada projeto de guitarra tem uma sonoridade e pegada específica, esse é o legal da história.
    Sobre o uso do multistomp, sou leigo mas vou registrar essas dicas. Imagino que quem está habituado e trabalha com multi-efeitos também vai gostar.
    Sobre a tele, me parece exatamente isso, uma guitarra com som cru, ótima até para iniciantes desenvolver a técnica.
    Mesmo assim, é ame ou odeie, se o músico não gosta de arriscar ou gastar tempo explorando-a, normalmente a rejeita.
    É o caso de um músico excelente aqui em Valinhos que conheci e me deu aulas de violão por um tempo, adora strato e les paul mas não quer nem ouvir falar de teles.
    A propósito, sente dificuldades com raio de 7,25 e trastes vintage como nessa Road Worn?
    E o Fender Super Sonic hein. Já ouvi o timbre ao vivo dele no formato Combo, palco aberto, onde a banda alternava uma Gibson semi sólida e uma Epi Cassino. Maravilhoso!
    Pelo que sei é feito nos EUA pela Fender, deve ser mais caprichado.
    Chegou a ver qual modelo é essa caixa Marshall que usou no vídeo?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Marçal!
      Realmente é isso, sempre se pode descobrir coisas novas em cada guitarra.
      A escala com angulatura de 7.5 é melhor pra fazer acordes e precisa de ação mais alta pra se fazer bends grandes... Para mim é mais uma abordagem diferente do que um tipo de dificuldade... Os trastes vintage, finos e menos arredondados é onde acho que há maior perda de conforto. Porém também me adapto fácil se consigo resultados bons com esses "obstáculos"...rs.
      Em termos de conforto, minhas LPs ganham disparado, assim como as PRS SE.
      Mas as uso menos que essas Strats, Teles, Epis extravagantes, etc.
      O amp Fender Super Sonic é um excelente amplificador, bem robusto, ótimos timbres e facilidade de se usar ao vivo com sua pequena pedalboard.
      Vou procurar me informar sobre a caixa e falantes.
      Na verdade estamos prevendo para os próximos clips de video uma captação decente e bem feitinha.
      Fique ligado e um grande abraço!

      Excluir