sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Setups de Palco e/ou Gravação #4

 Guigando e Gravando com "Os Tiozin"




Criando um set pra nos apresentarmos ao vivo e que funcione bem para gravações já observando a possibilidade de gravar em linha com simulação de amp aliada aos Impulse Response de gabinetes com falantes microfonados. "Os Tiozin" é um quarteto eletro-acústico formado por Aldo Medeiros na voz e  no violão, Tacito Savoya no baixo, Mario Makaiba nos pads eletrônicos e Alex Frias ( eu ) na guitarra. Ao vivo eu normalmente dispenso a simulação de amplificador e uso um amp real de pouca potência, normalmente um Vox Pathfinder 15R. Por outro lado, ao gravarmos uma primeira vez, na ideia de manter o que julgamos interessante, que é a interação musical como grupo, mantivemos a ideia de gravarmos juntos num mesmo espaço físico. Nessa primeira tentativa optamos por gravarmos todos juntos num mesmo ambiente e tudo direto em linha, apenas a voz e o violão ( nesse caso do violão de forma híbrida - já que teve sua captação interna também gravada em linha numa outra pista ) foram microfonados ( ElectroVoice RE20 na voz e um Senheizer condensador no violão ). Para mandar a guitarra direto em linha entrou em ação o meu MOOER GE200 que tem alguns simuladores de amplificador bem razoáveis e a possibilidade de usar Impulse Response ( internos ou carregados de terceiros ) e assim tornar essa tarefa mais bem sucedida. A nossa monitoração seria feita através de fones, o que traria uma experiência diferente a que nos acostumamos em ensaio e ao vivo. De qualquer maneira traria uma audição em princípio mais acurada e provavelmente até mais fácil de ajustar. Para nossa felicidade fomos gravar no La Maison do meu bom amigo, excelente músico e técnico Didier Fernan. Gravar com ele foi perfeito, nos ajudando de toda forma com gentileza e boa vontade. Completando nossa sessão, no propósito de criar um material áudio/visual para apresentação informal da banda nas redes sociais, convidamos a multiartista Carollina Godinho, que é responsável por toda captação de imagens e movimentos nesse projeto. Vamos então aos setups básicos usados...

Alex Frias - Guitarra


Pedalboard usado na preparação, no ensaio aberto, na gravação "Live" e na estréia no 99SESSIONS.


Apesar de estar sempre tentando dar uma "secada" máxima no setup de palco, mas sem sacrificar um misto de liberdade criativa e expressão dinâmica e timbrística, ainda levo bastante coisa pras gigs e gravinas d'Os Tiuzin! Como todo guitarrista que curte pedais de efeitos eu não escapo à maldição da pedalboard eternamente mutante...rs. Tanto que, no que escrevo essa matéria, já houve pequenas mudanças nela! Não tem jeito. No final vejo se posto a foto de como ela deverá aparecer no próximo show, que será em Petrópolis, 18 de Outubro. Nessa da foto o sinal da guitarra entra no Phaser que montei com todos os mojos conhecidos de um Phase 90 original, pré-Dunlop. Daí pro Digitech Ricochet, um ZOOM PD-01 Power Drive, um ToneCity FUXX FUZZ, um X-Vive Golden Brownie, um SubDecay Quantum QUASAR phaser, um MOOER Tender Octaver MKII, um BOSS SY-1 Synthesizer, um Erthquaker Devices ASTRAL DESTINY e finalmente pelo ZOOM MS-100BT MultiFX. Tudo alimentado por duas fontes: uma VoodooLab Pedal Power ISO 5 e uma CABRERA Power Bridge. Na gravação a saída da pedalboard foi direto para um MOOER GE200 pra gravar direto com simulação de amp e IR de cabinet. No show a saída da pedalboard passa por um BOSS FV50H e vai pro VOX Pathfinder 15r.

A guitarra é a Steinberger SPIRIT HSH preta feita na Ásia e com captação trocada por  Fullertone  Nashville 63 & Eruption 78 ( humbuckers de ponte e braço respectivamente ) e Lace Sensor Gold ( single-style noiseless no meio ). Excelente instrumento com ótimo custo-benefício! O tamanho e o peso muito reduzidos são certamente fatores preponderantes na escolha dele para esse  trabalho. Confesso que ainda estou sem usar o sistema de alavanca dessa guitarra até poder dar uma parada pra ver onde está o problema... 

Atualização do Pedalboard ( 13/10/2024 ):

Sai o ZOOM Power Drive PD-01 e entra o MOOER Blues Crab ( Blues Breaker Alike ).

O SubDecay Quantum Quasar passa para depois do MOOER Tender Octaver MKII.

Adição do pedal de expressão Roland EV-5 ao BOSS SY-1 Synth Pedal.




Mario Makaiba - Percussão Eletrônica 


Esse é o cara que nos acolhe de forma auspiciosa em seu pequeno estúdio! O percussionista que fundamenta todo esse trabalho! Makaiba usa com Os Tiozin um Roland SPD-S Samplind Pad de forma surpreendente! Timbres excelentes e super dinâmicos. E, além das escolhas timbrísticas bem feitas, as estruturas de ritmos que Makaiba utiliza se amalgamam de maneira impressionante com o baixo e o violão. Certamente o pouco espaço ocupado pelo equipamento, que cumpre a função percussiva de forma eficiente e eficaz, é um ganho para as possibilidades de apresentção em espaços menores. Além de se ter controle total de volume e o som ir pronto pro PA com um ou dois canais em linha. No entanto não é um substituto para uma bateria acústica, é um instrumento eletrônico de percussão que utiliza samples acústicos e eletrônicos variados, assim é como funciona na concepção de Makaiba e dentro d'Os Tiozin! Eu particularmente acho perfeita essa concepção e vibro com o resultado. O SPD-S oferece nove pads e uma infinidade de funções e kits. Para a banda tem sido uma mão na roda!

Aldo Medeiros - Voz e Violão


Aldo de certa forma é o centro do quarteto, é o compositor da maioria dos temas autorais e versionista das músicas de outros artistas que tocamos. Também é a pessoa que deu direção na montagem desse quarteto. Cantor e violonista de mão cheia, o seu violão ( classico nylon espanhol já com captação e pré-amplificação internas ) e sua voz dão o coração da construção ritmica e harmônica da banda. A maneira de tocar o violão se torna uma característica clara dos diferentes ritmos tocados pelo grupo e me deixando livre para iserir outras ideias sonoras e musicais na guitarra. A voz normalmente usamos o famoso Shure SM-58 ou um AKG também dinâmico do próprio Aldo com ótimos resultados. Um pouco de reverb de qualidade ou um cadinho de delay dão uma ambientada em espaços menores ou mais secos. Um compressorzinho viria a calhar também, viu? Quem sabe num futuro próximo ao vivo?  No estúdio, nessa primeira gravação tivemos todos os mimos de um ótimo técnico de gravação e excelente equipo, se bem que o dinâmico e gordo RE20 foi uma decisão mais que acertada pra voz.

O violão usado por ele é um Amalio Burguet, instrumento de luthier conhecido da Espanha. Foi construído em 1994 e adquirido em 1995, já com a parte de captação e pré-amplificação da LR Baggs instaladas, excelentes diga-se de passagem! O pré-amp tem um controle de faixa de frequencias selecionável para a banda de médios, do tipo sweapable. Temos experimentado efeitos de modulação e ambiência no violão, também fizemos essa estréia no 99SESSIONS sem nada praticamente. Funcionou bem das duas maneiras...rs. Já testamos usando um pequeno amp combo para voz e instrumentos acústicos e diretamente num PA e foi excelente em ambas as situações com pouco ou nada de feedbacks desagradáveis em níveis normais. Nessa primeira gravação o violão foi gravado em linha e alguns efeitos de modulação e ambiência foram inseridos posteriormente na mixagem.

Tacito Savoya - Baixo


Falar do Tacito é simples, pois ele além de ser um ótimo guitarrista ele também é incrível no baixo! Quando está  junto ao Makaiba na Percussão Eletrônica algo mágico acontece! Eu fiquei impressionado quando conheci essa dupla! Daquelas coisas inexplicáveis que acontecem na música, química, encaixe, combinação... Junta o violão do Aldo e fica mortal o negócio. Daí que é uma delicia tocar com esses caras! O baixo tem sido tanto gravado como tocado ao vivo direto, sem efeitos. Porém o técnico ( e maravilhoso baixista também ) Didier Fernan me deu um toque de como o timbre do baixo poderia se beneficiar do uso de um chorus ou flanger em alguns temas que gravamos. Isso foi feito também posteriormente na mixagem. Ao vivo temos sempre ensaiado e nos apresentado com o baixo direto no amp., sem efeitos. Quem sabe mais pra frente tentemos usar efeitos ao vivo também... O baixo que Tacito tem usado é um Ibanez Japonês bem legal modelo SDGR Ativo. A captação, porém, foi substituída por EMG J-set! Ele tem um voicing bem bonito nos médios e um grave profundo, apesar de não brigar com os graves do Roland SPD-S de Makaiba. Certamente essa combinação equilibrada de sons só contribui pra criar um bloco rítmico potente!


Nosso Stage Plot Básico











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