quarta-feira, 9 de abril de 2025

Eletracuzkos - #3

 Violão de Cordas de Aço Ovation Celebrity CC48 + ZOOM A3

Com demandas de participações especiais em eventos paralelos aos shows como canjas, lançamentos de livros, jam sessions e saraus com a banda "Os Tiozin", inteira ou fracionada ( Os Tiozin 3/4 ), acabamos por criar um set alternativo mais "Plug'n Play", portátil e com um "Twist" Eletro-acústico. Sendo assim, o nosso ogã eletrônico, Mário Makaiba, disponibilizou seu Cajon e eu ataquei de violão elétrico, com um Ovation Made in China com cara de Adamas, mas que é um modelo Celebrity CC 48. Eu comprei esse violão em 2011 para tocar com a Aliança Carioca de Violões ( um trio de violões eletroacústicos do qual faziam parte Gabriel Alvarez e Victor Cumplido. Entre outras características usávamos a afinação NST e éramos ligados ao Guitar Circle de Robert Fripp, antigo Guitar Craft... ) Eu passei a usar o violão ao vivo primeiramente com um ZOOM A2 e posteriormente substituído pelo A3. Esse set ficou tão interessante em termos de sonoridade e musicalidade que decidimos incluí-lo como um momento especial em shows maiores!


Porém, como a ideia original seria ter um set mais ágil para ser montado e posteriormente desmontado bem rapidamente, exigigindo assim um mínimo de elementos, decidi incorporar apenas um Multiefeitos ZOOM A3 na equação. Entre outras facilidades e qualidades o A3 oferece uma saída XLR, o que é uma mão na roda num palco. Além disso, apesar dele só nos permitir criar uma cadeia máxima de três efeitos por preset, o básico já satisfaz bastante! Uso um modelador de violão acústico entre os modelos oferecidos, um simulador microfonação e um reverber de boa qualidade. A modelação somada à simulação de microfonação diminuem bastante o timbre característico da captação piezo do Ovation. Eu confesso que não desgosto dessa sonoridade piezo artificial, porém nesse projeto a ideia era ter um som mais aproximado do acústico, então... 

Outras caracteríscicas do A3 levadas em conta: 

1 - Poder ser usado com pilhas ou mesmo um power pack para pedal, além do tradicional adaptador de 9 volts;

2 - Tamanho não muito exagerado, assim cabendo no próprio bag do violão;

3 - Footswitch de BOOST;

4 - Três knobs dedicados aos controles de equalização básica ( Bass, Mid & Treble ).

 O Ovation tem se mostrado bem responsivo ao vivo e apresenta uma eletrônica bem básica. A eletrônica do violão é classicmente alimentada por uma bateria de 9 volts. O compartimento da bateria fica ao lado dos knobs de controles do violão. São três controles de EQ ( Bass, Mid & Treble ) em potenciômetros deslizantes de curso pequeno e um knob giratório de Volume de saída. Um LED pra checar a bateria e um conjunto de push-button e display de dois dígitos que acionam e permitem a utilização do afinador embutido. Super básico, porém bem funcional!


A sonoridade geral do Ovation é legal e, depois de processada pelo ZOOM A3, mais interessante e inspiradora pra se tocar. Porém há um ruído baixo estilo "hum" bem grave e chato à saída do violão... Quando se processa pelo A3 esse ruído aparece um pouco mais até! A solução que encontrei foi parecida com a usada em guitarras elétricas de captação magnética: levar o ponto de "terra" do circuito até as cordas do violão. Usei para tanto um fio encapado do "terra" do jack de saída do violão até a parte onde as cordas são presas no cavalete. Certamente, logo que for possível, tentarei ver comum meu luthier uma maneira mais elegante e discreta de efetuar essa manobra! Tentei em alguns palcos apenas "suspender o terra" na saída XLR do ZOOM A3, mas não deu nenhuma melhora no resultado final em relação ao ruído grave.



Aqui uma experimentação com o pedal da DIGITECH Mosaic conjuntamente ao ZOOM A3 para tentar um timbre que relembre um violão de 12 cordas.


Apenas a título de curiosidade um tema do Guitar Circle ( CALLIOPE by Robert Fripp ) tocado pela Aliança Carioca de Violões em registro de ensaio em 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário