Laud Espanhol
Steve Howe |
Mas só vim a ter contato direto com o instrumento quando o excelente músico, compositor e amigo Márcio Rocha veio atender a um convite, juntamente com outro fera, o multi-instrumentista Marcus Antônio Moura, do meu Duo com o grande batera João Calmon, AJJA Project, para se juntar a nós em alguns temas improvisados ao vivo.
Márcio Rocha |
Jacob do Bandolim |
Guitarra Portuguesa |
Na busca do instrumento há algum tempo, acabei por achar uma oferta imperdível. Fechei negócio e lá estava eu com meu Laud Espanhol Alhambra L-3C! Apesar de já gostar da sonoridade que o Márcio Rocha tirava, eu precisava decidir qual afinação usar! A que encontrei como a corrente principal usada foi, dos bordões para as agudas: G#2 C#3 F#3 B3 E4 A4. A tal Banduria tem essa mesma afinação, porém uma oitava acima. Ambos com intervalos de quartas justas entre as cordas, a mesma abordagem que costumo usar no meu Alaúde Árabe Elétrico. No caso do Alaúde Árabe, que não tem trastes, perder os formatos de padrões de escalas e acordes advindos do violão e da guitarra nem parecia ser grande coisa. Mas no caso do Laud Espanhol preferi optar por uma afinação nos moldes intervalares do violão padrão. Com uma diferença de dois tons apenas entre a terceira e a segunda cordas. Assim a afinação acabou ficando: G2 C3 F3 A#3 D4 G4, deixando as cordas menos tensas e mais amistosas em relação às tonalidades mais comuns. Depois de afinado e satisfeito com à sonoridade geral do Laud pude perceber que a intonação estava muito longe da perfeição...
Marcelo Calisman |
Para completar o quadro, já pensando em levar o instrumento pra ser usado no palco, eu resolvi testar o tal sistema de microfone condensador aliado a um pequenino módulo digital da IK Multimedia: o iRig Acoustic Stage. Também tive a sorte de encontrar um sendo vendido por apenas um pouco mais do que é vendido nos EUA. E realmente não me arrependi. Pois não seria interessante mexer mais na estrutura do instrumento. Por outro lado, se esse sistema de captação funcionasse a contento, eu poderia colocá-lo em outros instrumentos que não quero mexer, como Cavaquinho, Viola de Dez Cordas, etc. Por enquanto estou satisfeito com ele, mas ainda não o testei no palco... Uma coisa apenas que me deixou um pouco decepcionado foi o baixo volume do áudio da sua saída analógica...
Fiz um clip bem tosco com a câmera e áudio do iPad 2, mas enviei o som pela saída USB do iRig Acoustic Stage para o iPad através do Camera Kit. Depois apenas adicionei um pouco de reverber VST. Foi tão corrido que nem fiz o procedimento de aferição do aparelho... Mas dá pra se ter uma ideia!
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