segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Sexy Mods 1

 Caline Puffer Fuzz

Começando o que eu considero uma boa experiência com pedais de custo baixo ou mediano, mas que ainda não agradaram tanto assim, poder fazer pequenas mudanças físicas com profundos resultados sonoros! Por outro lado, é bom avisar que, para fazer alterações num circuito, por mais simples que sejam, é necessário se ter alguma familiaridade com interpretação de circuitos eletrônicos, com o processo de soldagem em placa de circuito impresso ou mesmo de componentes fora dela. Se a pessoa sentir-se insegura, melhor entregar para um profissional experiente e pedir que siga as instruções.

Peguei muito recentemente e por preço baixíssimo esse pedal feito na China pela Caline.A construção é bem boa, mas a sonoridade não tem muita personalidade, tanto em 9v como em 18v... Daí que fui procurar pela web alguns comentário sobre modificações do circuito. No DIYstompboxes.com encontrei o seguinte tópico https://www.freestompboxes.org/viewtopic.php?t=28673 

Acabei, por algumas experiências individuais em cima das mods propostas no tópico, chegando a estas modificações:


Do lado esquerdo da figura está o circuito original do Puffer Fuzz, do direito já é o circuito com as modificações. O que está em vermelho  são as próprias modificações. No caso do meu pedal especificamente, ele não veio com o resistor Rx! Mas parece que os mais novos tem esse resistor que parece limitar a posição de ganho máximo. O timbre tornou-se mais clássico e cheio, o controle TONE passou a ter uma atuação mais interessante, adaptando o pedal a guitarras com captações de diferentes níveis de sinal. Perdeu o efeito de gated fuzz, que nesse pedal não tinha muita expressão, na miha opinião!

Logo mais gravarei um áudio para terem ideia do resultado sonoro!


2 comentários:

  1. Alex, gênio, eu queria tirar uma dúvida sobre aquele famoso esquema HSS que você fez 500 anos atrás pra o forum handmades. É coisa simples.

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu amigo! Desculpe pelo comentário ter ficado sem resposta aqui! Por favor, se ainda a tiver, mande aí a sua dúvida!

    ResponderExcluir