segunda-feira, 25 de março de 2024

Fuzzelagem - Episódio 5

Interfax Harmonic Percolator HP-1



Um dos maiores fetiches do mundo dos adoradores de pedais de fuzz, objeto de discussões em fóruns sobre construção de pedais e o grande mistério sobre qual era realmente o circuito original e "perfeito" de um determinado pedal foi ( e de certa forma ainda é... ) o Interfax Harmonic Percolator HP-1! E eu confesso que ingressei de cabeça nessa treta toda...rs. À época eu frequentava, além de ser assíduo colaborador com o site brasileiro e pioneiríssio handmades.com.br , alguns outros fóruns gringos que centralizavam grande parte dos que hoje são reconhecidos  bem sucedidos fabricantes de pedais por todo o mundo. Era muito bonito ver na maioria das vezes as pessoas postando com muito boa vontade e desejo por desfazer os mistérios por trás de alguns circuitos "perdidos" ao longo do tempo...

Meu interesse pessoal ( especialmente pela sonoridade distinta ) foi despertado há bastante tempo, mas já com a internet começando a bombar com a web oferecendo conteúdos multimídias... Um site antigo, que não consegui reencontrar até o momento, trazia fotos, um pequeno texto e alguns arquivos de áudio sobre alguns pedais não muito conhecidos, porém muito interessantes segundo o autor. Um deles era o Harmonic Percolator!  As duas características mencionadas do folheto que acompanhava o pedal, e endossadas pelo responsável pelo web site, eram que o pedal reagia muito bem à dinâmica/controles da guitarra e que gerava basicamente apenas harmônicos pares! Já fiquei interessado nesse pedal desconhecido das massas e tão misterioso...rs. 

Harmonic Percolator Original
Esteticamente bem diferenciado, um painel bege apresentando apenas dois potenciômetros deslizantes e a chave de bypass. Sem Status LED nem entrada para fonte, aceitando apenas bateria de 9 volts, além de apresentar INPUT e OUTPUT trocados de lugar em relação ao que se tornou o padrão atual. Depois veio a cereja do bolo, já com advento do YouTube, eis que um vídeo do Sr. Steve Albini mostrando seu pequeno set e o som incrível que tirava de seu HP-1 original começou a correr os fóruns de eletrônica de pedais! Esse vídeo sim, se tornou o fetiche de muitos e criou outras dúvidas. Mostrava uma sonoridade única e cheia de "efeitos colaterais" que enriqueciam ainda mais as possibilidades sonoras do bichinho! Entre as possíveis variáveis que contribuiriam para a sonoridade final  podemos apontar algumas como: a guitarra usada por Albini, que é muito particular, o tipo de amplificação usada no video e mesmo nos albuns do guitarrista e produtor em que ele aponta o uso do HP-1, além do uso de um Noise Gate antes do pedal, o que no mínimo já coloca um buffer entre a entrada do efeito e a guitarra. Mas o grande mistério: todos os modelos de HP-1 originais soariam desse mesmo jeito? 

E mais interessante que as questões colocadas pela maiotia dos interessados no pedal misterioso, é que a arquitetura do circuito é muito simples: apenas dois transistores e alguns resistores, capacitores e diodos, apesar de serem apontadas algumas possíveis versões, todas apresentam essa arquitetura. Daí começam as discussões sobre o que cada componente, além de seu valor nominal, contribuiria para o resultado final. Além da simplicidade do circuito é interessante lembrar que há apenas dois controles no painel do pedal: Harmonics e Balance! O controle de Harmonics é, grosso modo, um controle de volume de entrada do circuito, o que vai funcionar de modo direto como um controle de intensidade de  "Drive/Fuzz" e o Balance nada mais é que o nível de saída, o volume final da unidade. Caso se interessem pela história do pedal e da Interfax ( atualmente a marca parece pertencer ao Chuck Collins da Theremaniacs ) é só perguntar ao Google e ele oferecerá muitos web sites com essas informações. 

Eu mesmo montei várias versões e compartilhei os resultados nos fóruns. Em determinado momento tiva e sorte de esbarrar no técnico que cuidou do famosíssimo HP-1 do Steve Albini. Ele recriou o pedal com componentes similares e não obteve um resultado satisfatório. Mas felizmente fez medidas precisas do original. Eu então montei uma unidade com essas mesmas caracterísiticas dentro das minhas possibilidades e apelidei esse projeto de Albinatti. Os transistores usados foram exatamente os mesmos modelos dos descritos pelo técnico. Incluindo selecionei ambos por medições de ganho e corrente de fuga. É uma combinação interessante de um transistor de Germânio e outro de Silício. O resultado é muito bom, mas não achei tão próximo do que tinha ouvido em termos e "efeitos colaterais' e outros atifícios gerados pelo tal circuito. 

Mantendo todo o resto do circuito como reportado pelo técnico do Albini apenas testei outros transistores dos mesmos modelos, porém com características diferentes de medição. Assim cheguei ao modelo que mais me interessou e apresentou mais peculiaridades e até mesmo excentricidades e apelidei de HP-X II. Anteriormente eu já havia conseguido chegar a um circuito quase tão satisfatório quanto o atual que apelidei de HP-X I ( apelidado Espresso Tone Machine ) e que num segundo momento já testei uma ideia que mantive no mk II - apenas o controle de volume final, deixando totalmente a cargo dos controles da guitarra as possíveis variações de sonoridade. Esse último circuito ficou para mim o mais interessante e cheio de diferenças e possibilidades extremas de timbre e reações à guitarra ( controles, dinâmica e técnicas usadas ) incluindo realimentações acústicas bem usáveis ( feedback ) em altos volumes do amp. Uma característica que sempre me atraiu foi uma espécie de sub-oitava que se insinua e algumas vezes se mostra descaradamente junto à fundamental. Após ver um relato do próprio Steve Albini numa revista virtual especializada eu entendi que o uso de um Noise Gate, ou talvez algum tipo de buffer mesmo, seria parte integrantte do som final do músico! Passei a experimentar com essa ideia e pareceu realmente fazer o som geral do pedal se aproximar do timbre do Albini, criando um tipo de brilho não tão presente anteriormente. 

Ed'sModShop PercFuzz
No entanto, o uso de um volume de entrada ( o Harmonics ) parece ter um efeito mais interessante em relação a obtenção de timbres mais próximos de um drive leve do que apenas usar o volume da guitarra, principalmente se colocarmos o Noise Gate/Buffer entre a guitarra e o pedal. Já outro pedal que tive a felicidade de conseguir num "rolo" de equipamento foi uma versão do Percolator feita pela Ed'sModShop com a adição de um buffer ( ou mesmo um booster ) além de um controle de Bias e uma chave de Modo. Esse pedal é simplesmente surpreendente!!! É ainda mais cheio de idiossincrasias que outras versões a que tive acesso, sonzão, corpo e graves robustos. É realmente um pedal e tanto! Ainda exploro as possibilidades dessa versão e sempre encontro novidades sonoras... Quando esse pedal veio para minhas mãos ele já apresentava um visual, caixa e knobs diferentes dos mais comumente usados  nos pedais do Edu. Certamente sofreu um "re-housing". Eu gosto bastante da identidade visual dos Ed'sModShop, mas também curti o resultado estético desse e ainda adicionei um knob com escala em plaquinha de metal ( como o controle de volume de saída solitário no meu HP-X II ) no controle de Bias, esse que fica bem no meio do pedal e assim o visual ficou ainda mais nessa onda old techno. 

Chuck Collins HP-1 Reissue (THEREMANIACS)
Com o tempo surgiu a oportunidade de adquirir uma unidade de uma réplica, inclusive em termos estéticos, do Interfax Harmonic Percolator HP-1 do Chuck Collins, da Theremaniacs. Essa reedição é endossada como idêntica por muita gente, inclusive pelo próprio Steve Albini. Na verdade isso chegou a ser um problema, pois nos fóruns algumas vezes se postava a reedição como se fosse o original. O pedal é extremamente bem feito em termos estéticos, circuito e componentes. Porém eu não tive muita sorte nessa compra, pois em termos sonoros é um lixo, certamente algo está errado ou mesmo danificado nessa unidade... Com o tempo espero chegar à conclusão do que deve estar com problemas. Pelas medidas feitas sem dessoldar os componentes não descobri nada fora do comum, no entanto... Tentei entrar em contato com o tal Theremaniacs, pelo email em seu site e não obtive resposta! Esperei longamente a resposta que nunca chegou e acabei deixando de lado o possível conserto do pedal por ocupar meu tempo com outras questões e projetos... Espero ainda conseguir consertar esse belíssimo exemplar de HP-1 reeditado!






Nenhum comentário:

Postar um comentário