Interfax Harmonic Percolator HP-1
Um dos maiores fetiches do mundo dos adoradores de pedais de fuzz, objeto de discussões em fóruns sobre construção de pedais e o grande mistério sobre qual era realmente o circuito original e "perfeito" de um determinado pedal foi ( e de certa forma ainda é... ) o Interfax Harmonic Percolator HP-1! E eu confesso que ingressei de cabeça nessa treta toda...rs. À época eu frequentava, além de ser assíduo colaborador com o site brasileiro e pioneiríssio handmades.com.br , alguns outros fóruns gringos que centralizavam grande parte dos que hoje são reconhecidos bem sucedidos fabricantes de pedais por todo o mundo. Era muito bonito ver na maioria das vezes as pessoas postando com muito boa vontade e desejo por desfazer os mistérios por trás de alguns circuitos "perdidos" ao longo do tempo...
Meu interesse pessoal ( especialmente pela sonoridade distinta ) foi despertado há bastante tempo, mas já com a internet começando a bombar com a web oferecendo conteúdos multimídias... Um site antigo, que não consegui reencontrar até o momento, trazia fotos, um pequeno texto e alguns arquivos de áudio sobre alguns pedais não muito conhecidos, porém muito interessantes segundo o autor. Um deles era o Harmonic Percolator! As duas características mencionadas do folheto que acompanhava o pedal, e endossadas pelo responsável pelo web site, eram que o pedal reagia muito bem à dinâmica/controles da guitarra e que gerava basicamente apenas harmônicos pares! Já fiquei interessado nesse pedal desconhecido das massas e tão misterioso...rs.
Harmonic Percolator Original |
E mais interessante que as questões colocadas pela maiotia dos interessados no pedal misterioso, é que a arquitetura do circuito é muito simples: apenas dois transistores e alguns resistores, capacitores e diodos, apesar de serem apontadas algumas possíveis versões, todas apresentam essa arquitetura. Daí começam as discussões sobre o que cada componente, além de seu valor nominal, contribuiria para o resultado final. Além da simplicidade do circuito é interessante lembrar que há apenas dois controles no painel do pedal: Harmonics e Balance! O controle de Harmonics é, grosso modo, um controle de volume de entrada do circuito, o que vai funcionar de modo direto como um controle de intensidade de "Drive/Fuzz" e o Balance nada mais é que o nível de saída, o volume final da unidade. Caso se interessem pela história do pedal e da Interfax ( atualmente a marca parece pertencer ao Chuck Collins da Theremaniacs ) é só perguntar ao Google e ele oferecerá muitos web sites com essas informações.
Eu mesmo montei várias versões e compartilhei os resultados nos fóruns. Em determinado momento tiva e sorte de esbarrar no técnico que cuidou do famosíssimo HP-1 do Steve Albini. Ele recriou o pedal com componentes similares e não obteve um resultado satisfatório. Mas felizmente fez medidas precisas do original. Eu então montei uma unidade com essas mesmas caracterísiticas dentro das minhas possibilidades e apelidei esse projeto de Albinatti. Os transistores usados foram exatamente os mesmos modelos dos descritos pelo técnico. Incluindo selecionei ambos por medições de ganho e corrente de fuga. É uma combinação interessante de um transistor de Germânio e outro de Silício. O resultado é muito bom, mas não achei tão próximo do que tinha ouvido em termos e "efeitos colaterais' e outros atifícios gerados pelo tal circuito.
Mantendo todo o resto do circuito como reportado pelo técnico do Albini apenas testei outros transistores dos mesmos modelos, porém com características diferentes de medição. Assim cheguei ao modelo que mais me interessou e apresentou mais peculiaridades e até mesmo excentricidades e apelidei de HP-X II. Anteriormente eu já havia conseguido chegar a um circuito quase tão satisfatório quanto o atual que apelidei de HP-X I ( apelidado Espresso Tone Machine ) e que num segundo momento já testei uma ideia que mantive no mk II - apenas o controle de volume final, deixando totalmente a cargo dos controles da guitarra as possíveis variações de sonoridade. Esse último circuito ficou para mim o mais interessante e cheio de diferenças e possibilidades extremas de timbre e reações à guitarra ( controles, dinâmica e técnicas usadas ) incluindo realimentações acústicas bem usáveis ( feedback ) em altos volumes do amp. Uma característica que sempre me atraiu foi uma espécie de sub-oitava que se insinua e algumas vezes se mostra descaradamente junto à fundamental. Após ver um relato do próprio Steve Albini numa revista virtual especializada eu entendi que o uso de um Noise Gate, ou talvez algum tipo de buffer mesmo, seria parte integrantte do som final do músico! Passei a experimentar com essa ideia e pareceu realmente fazer o som geral do pedal se aproximar do timbre do Albini, criando um tipo de brilho não tão presente anteriormente.
Ed'sModShop PercFuzz |
Chuck Collins HP-1 Reissue (THEREMANIACS) |
Que massa, acho demais essa capacidade que tu tens de tirar sons bonitos de sonoridades estranhas. Se cai na minha mão um bixo desses não sai nada que preste, hehehee
ResponderExcluirSeja sempre bem vindo, meu amigo! Generosidade sua, mas eu gosto de procurar sentido pra cada sonoridade, as vezes acerto!
ExcluirGrande abraço, apareça mais pra comentar!