A ideia geral deste blog é manter uma espécie de diário de bordo das minhas aventuras na tentativa de solucionar questões ligadas a instrumentos, aparelhos e amplificadores dentro do meu universo musical que é centrado na guitarra elétrica e seus primos, tios, parentes e contra-parentes. Isso aponta apenas uma direção possível e não cria nenhum tipo de exclusão.
quarta-feira, 16 de agosto de 2023
Efeitos que mexem com tempo...
Já com certo atraso (😜) chegamos ao assunto "Audio Delay, efeito especial ou ambiência?" iniciando uma nova fase do projeto "TIMBRE-SE!"
O delay, ou eco, vem a ser basicamente um artifício eletrônico que permite adicionar ao som original uma cópia do mesmo, com mais ou menos fidelidade.
Tape delay, analog delay/echo, digital delay, delay modelers... Há uma infinidade de produtos que se baseiam nesse conceito atualmente no mercado! Qual então seria o mais adequado às suas necessidades?
Como a partir de agora estaremos dando um novo start nesse projeto, agora ligado ao perfil de mesmo nome no Instagran, peço a quem se interesse por esse tópico, que fique a vontade para escrever nos comentários o que tem de dúvidas ou interesse em saber sobre esse tipo de efeito!
Os primeiros aparelhos que simulavam o eco encontrado na natureza foram o "Oil Can Delay" e o "Tape Echo", infelizmente não tenho acesso no momento a nenhum desses aparelhos para discorrer sobre ou mesmo gravar videos... Porém mais a frente teremos boas simulações destes e de outros tipos de efeito de eco nos modeladores digitais.
Com a crição dos circuitos integrados conhecidos como BBD's ( Bucket Brigade Device ) por volta de 1969 já apareceram as primeiras linhas de retardo ( delay ) ainda no ambiente totalmente analógico. Meu primeiro contato com esse tipo de "Analog Delay" foi através do pedal Giannini Analog Delay. Os ecos gerados pelo pedal eram de baixíssima fidelidade, além do pouco tempo de retardo máximo, mesmo assim era fantático ter acesso àquilo. E a parte que me capturou completamente desse pedal foi a capacidade do controle de realimentação, usado pra se aumentar a quantidade de repetições dos ecos, era capaz de levar o aparelho à auto-oscilação! E daí manipular esse timbre louco com o controle de tempo retardo ( delay time ).
É interessante destacar que em alguns pedais e racks de efeitos o controle de "Delay Time" aparece como "Rate" que normalmente vai ter a ação inversa, pois se refere à velocidade das repetições. Depois pude conhecer o EHX Memory Man, muito mais interessante e poderoso! O som das repetições já se mostravam cópias melhores e mais brilhantes que os aparelhos que tive contato anteriormente. Inclusive um dos modelos posteriores do Memory Man podia ter uma certa quantidade de modulação ao som processado, dando uma riqueza incrível ao resultado sonoro. Outra característica amada/odiada era o pré de entrada que certamente alterava um pouco o timbre não processado encorpando um pouco e até gerando uma saturação interessante quando se forçava sua entrada com um nível de volume mais forte...
A BOSS fez muito sucesso com o lançamento da sua segunda versão de delay analógico: o DM-2 já nesse formato de pedal usado até hoje. Logo veio a versão DM-3 basicamente igual em estrutura, porém adicionando uma saída de som não processado ( direct out ). A BOSS relançou muito tempo depois uma versão do DM-2 na sua linha especial "Waza Craft" com ainda mais recursos. Hoje eu tenho duas unidades de delay analógicos que utilizam os antigos BBD's: uma versão mini pedal chinesa da MOOER e outra nacional e fantástica da MG Music, o "That's Echo Folks!". Devo pegar emprestadoum BOSS DM-2 ou 3 com meu amigo Sidnei Vaz pra fazer um teste entre ele, o MOOER e as simulações!
Um "Delay Modeler", pelo que entendo, seria um pedal digital capaz de processar o áudio segundo algorítmos relacionados a condições físicas de um modelo real. No caso cada algoritmo corresponderia a um efeito específico, tentando recriá-lo no ambiente digital. O DL4 da Line6 é um exemplo e referência no cenário musical de um "Delay Modeler" bem sucedido. O ZOOM MultiStomp MS-70cdr tem modelagens também! São muito boas e bem detalhadas. Um bônus excelente é que é capaz de de acoplar um certo número de efeitos num mesmo patch/preset, o que cria possibilidades incríveis para um pedal tão pequeno e de preço relativamente acessível. O Digitech iStomp tambem apresenta alguns algoritmos de delays digitais, analógicos e de fita muito bons!!!
Na área mais em conta tem o PockeEcho da AMMOON, com vários modelos e ainda um audio loop de quebra! Nesse pedal os modelos não são tão detalhados em termos de simulação do efeito original, porém são extremamente úteis e interessante se aplicados criativamente. Uma pena que os efeitos de "Reverse" ( toca o som processado de trás para a frente ) e o "Galaxy" ( cria uma rampa de volume no ataque das repetições ) não tenham como eliminar o som direto ( não processado ). Mesmo assim é uma ferramenta e tanto em termos de custo-benefício!
Grande Alex! Parabéns por continuar por aqui! Eu volta e meia visitando os poucos blogs remanescentes que valem a pena. Delay não é meu efeito favorito mas muito músicos tem bom gosto, usam sem entupir o som de um bom ampli ou simulação. Percebi que prefiro tape delay. Você tem boas opções aí com os 4 pedais. Abraço!
Que satisfação poder retomar esse blog e encontrar seu novo comentário! Obrigado pela presença e volto a dizer que você e seus comentários são muito bem vindos aqui! Na verdade a ideia dessa postagem em particular seria gerar alguma discussão em volta do uso de delays, como usar, o que usar e quais os problemas e soluções mais comuns... Grande abraço!
Grande Alex! Parabéns por continuar por aqui! Eu volta e meia visitando os poucos blogs remanescentes que valem a pena. Delay não é meu efeito favorito mas muito músicos tem bom gosto, usam sem entupir o som de um bom ampli ou simulação. Percebi que prefiro tape delay. Você tem boas opções aí com os 4 pedais. Abraço!
ResponderExcluirQue satisfação poder retomar esse blog e encontrar seu novo comentário! Obrigado pela presença e volto a dizer que você e seus comentários são muito bem vindos aqui!
ExcluirNa verdade a ideia dessa postagem em particular seria gerar alguma discussão em volta do uso de delays, como usar, o que usar e quais os problemas e soluções mais comuns...
Grande abraço!