terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Vocoder

Fazendo seu intrumento falar e ir além!

Meu primeiro contato com o Vocoder foi através de gravações ainda no final dos anos setenta. Obviamente aquilo parecia pertencer ao céu dos sintetizadores eletrônicos....rs. Em teoria, bem resumidamente, o vocoder superinpõe a um determinado som ( normalmente produzido por um instrumento, um órgão, sintetizador, guitarra distorcida, preferencialmente com um timbre rico e cheio de harmônicos ) as características timbrísticas de outro som, normalmente captados por um microfone, na maioria das vezes usando uma voz falada ou cantada para dar ao timbre do instrumento processado essas características de articulação vocal. As minhas primeiras experiências ouvindo esse tipo de efeito foram divididas entre bandas de música eletrônica como o Kraftwerk, alguns artistas de Dance Music e, já com outro equipamento, alguns guitarristas, estes últimos usando na maioria das vêzes o tal do Talk Box, que foi eternizado em solos icônicos do Peter Frampton! 

O Talk Box é um aparelho eletro-mecânico! Na verdade é um pequeno amplificador com pré e potência integrados a um pequeno alto-falante ou "driver". Desse alto-falante, usando uma espécie de funil, é colocado um tubo que leva mecanicamente o som amplificado até a a boca do intérprete. Normalmente o caminho da guitarra para o amplificador é interrompido para que o som da mesma, já alterado por pedais ou não, saia somente por esse tubo e seja esculpido sonoramente pela articulação da boca do intérprete e então captado por um microfone. Um método que a parece bem mais trabalhoso em situações ao vivo que o Vocoder, na minha opinião, mas que possibilita um tipo de relação instrumento/efeito e resultados sonoros diferentes... Usado na guitarra por famosos como Jeff Beck ( "She's a woman" ), Peter Frampton ( "Show me the way" & "Do you feel like I do" ), Richie Sambora ( "Living on a prayer" ), David Gilmour ( "Pigs" ) e outros... Ou no sintetizador por Roger Troutman do "Zapp", Daft Punk ( "Harder better, faster stronger" ), Uma nota interessante é sobre o BOSS Vocoder VO-1 que, além de oferecer dois modos de "vocoding" e um som de côro, tem um modo de "Talk Box". Não deixa de ser um vocoder como aparelho, pois apenas imita as características sonoras do "Talk Box" sem a necessidade do aparato todo relacionado.

Já o Vocoder é um aparelho eletrônico baseado em uma série de filtros dinâmicos controlados por tensão, a princípio, que processam dinamicamente o timbre do instrumento que passa por ele segundo outra fonte sonora também aplicada a esse aparelho. Como em princípio essa fonte era um microfone para captar a voz humana e imprimir essas características de articulação vocal ao instrumento a ser processado, foi dado o nome de Vocoder a esse efeito. Seria então um instrumento a ter seu timbre processado e o outro apenas para controlar esse processamento. Dois bons exemplos são "The Robots" do Kraftwerk e "O, Superman" de Laurie Anderson. 

O primeiro modelo que me interessou possuia tecnologia puramente analógica, porém não era tão caro, parecendo possível de ser adquirido à época... Era um aparelho de rack em formato de kit para ser montado pelo próprio comprador e vendido pela empresa americana PAIA. Infelizmente foram tantas dificuldades para importar esse kit que acabei desistindo... A PAIA também produzia um kit do, já postado anteriormente aqui, Quadrafuzz - um fuzz multibandas.

Muito tempo depois eu tive acesso a um rack de multiefeitos da ZOOM, já usando tecnologia digital, o STUDIO 1204 que tinha dois algoritmos dedicados ao efeito de vocoding. Não era o que eu imaginava, mas com algum esforço se conseguia chegar próximo ao efeito clássico... Foi possivel imprimir articulações vocais através da entrada de microfone no painel dianteiro com resultados um tanto tímidos comparados aos que ouvia nas gravações com os vocoders "roots". Felizmente com as novas pesquisas das indústrias de processadores de som para intrumentos a coisa foi se aperfeiçoando e chegamos aos dois pedais dedicados ao efeito de Vocoding que vamos mostrar.

Nos videos a seguir eu experimento falar a palavra "Vocoder" e fazer outras vocalizações em um microfone dinâmico ligado na entrada de controle de dois modelos de Vocoder em forma de pedais comuns de guitarra. Isso é sempre bom lembrar: Um microfone ou outro instrumento faz parte desse setup pra se ter um aparelho de Vocoder. Ambos os pedais apresentam entradas XLR de baixa impedância para microfones, se for usar outro instrumento que não tem saída nessas características vai se tornar necessário o uso de um DI Box. O primeiro é o IRON LUNG da EHX. Ele é muito simples e direto. Tem apenas dois knobs, TONE e GENDER BENDER. O primeiro altera a tonalidade do som processado, já o segundo muds a formante da voz ( ou outro instrumento ) inserida na entrada de controle do efeito para timbres mais graves, estilo Darth Vader, ou mais altos, estilo gás hélio! Esse controle è uma ferramenta bem útil e também é encontrada no Vocoder da BOSS VO-1 que vem a seguir! apesente apenas entrada e saída para guitarra ou outro instrumento a ser processado, a XLR do microfone e entrada do adaptador de 9v DC estilo BOSS. O BOSS VO-1 tem bem mais possibilidades. Começa que oferece quatro modos distintos, dois de Vocoder ( Vintage & Advanced ), um de Talk Box ( bem impressionante! ) e um de CHOIR, que na verdade é um sintetizador que dispensa o uso de microfone, apenas sendo disparado pela guitarra, seguindo afinação e dinâmica, polifonicamente, com timbres de coro de vozes sintéticas que se aproximam dos teclados antigos que vinham com o efeito de Vocoder. O BOSS, além de ter as mesmas entradas e saída que o EHX ainda apresenta um loop de send/return para um efeito que será usado quando o pedal estiver em ação. Em alguns momentos, em ambos os videos, um Earthquaker Devices BIT COMMANDER foi usado pra gerar mais harmônicos e oitavas abaixo pra enriquecer o som da guitarra!



Outros instrumentos usados para controlarem os timbres processados pelo Vocoder também podem ter resultados musicais e sonoros incríveis. Nos próximos videos uso um antigo Giannini/Crumar Mulgiman Orchestrator passando pelos Vocoders que dessa vez está sendo controlado por um Korg VOLCA BEATS, usando para isso uma DI box da DOD pra usar a entrada XLR dos pedais.



Vou apontar aqui um video no Youtube em que o músico usa o ZOOM 1204 como Vocoder na sua versão da música do Kraftwerk:


Essa foto ao lado mostra um modelo super interessante de Talk Box de 1969 da Kustom Electronics chamado "The Bag", que mais parece uma gaita de foles hippie (Bagpipe). Eu sabia de sua existencia basicamente por conta do Jeff Beck aparecer com uma unidade desse "The Bag" num video muito antigo da BBC explicando seu setup no começo dos anos 70 e outro no qual usava ao vivo apenas para introdução da sua versão de "She's a woman"... Abaixo segue um video com um feliz proprietário de tal aparelho mostrando como usá-lo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário