terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Auto/Envelope Filters #1

Do Mutron ao MeetMyBalls

O Mutron III Envelope Filter tornou-se um clássico e uma referência para esse tipo de efeito. Foi de certa forma mais um elemento que fazia parte do universo dos sintetizadores trazido pro mundo dos pedais de efeito e disponibilizado para quaisquer instrumentos eletrificados, sejam guitarras, baixos, pianos elétricos, clavinets, etc. Ele é um filtro dinãmico controlado por um envelope (envoltória), com parâmetros ajustáveis ou não, que é disparado por um sensor a partir do ataque da nota do instrumento à sua entrada. Também é diretamente dependente da amplitude desse sinal, ou seja, a dinâmica das notas tocadas influenciam a abertura/fechamento do filtro normalmente. 

Pode parecer estranho mas o envelope que controlará o filtro vai ser diretamente relacionado ao próprio envelope do instrumento que será processado. Por isso instrumentos que tem o envelope/envoltória de sinal estático, como um órgão, podem não obter efeitos tão interessantes. Instrumentos com som mais percutido são os mais interessantes para o uso desse tipo de efeito. No Mutron III original você vai ter alguns parâmetros ajustáveis por meio de potenciômetros e chaves. Acima à esquerda temos a chave rotatória dos três modos de operação do filtro em relação a bandas passantes: LP (Passa Baixas) Low Pass, BP (Passa Banda) Band Pass e HP (Passa Altas). Os modos LP e HP são os mais encontrados e associados aos sintetizadores analógicos. Já o BP é o tipo de filtro usado nos pedais de WahWah, por exemplo! Abaixo dessa chave temos um potenciômetro de controle da ressonância do filtro, aqui chamado de PEAK. Esse controle permite acentuar a frequencia central do filtro (que normalmente é variada ao longo da envoltória) e pode chegar a perto da auto-oscilação. Mais abaixo encontramos o controle de GAIN, que na verdade é um ajuste de sensibilidade do sensor aos diferentes tipos de sinais, guitarras com captadores mais fortes ou mais fracos, singles/humbuckers, "pegadas" diferentes, isntrumentos pré-amplificados, etc. À direita teremos, além da chave de liga/desliga, o controle de RANGE que aponta qual a faixa de frequencias o filtro opera, se numa faixa mais para médios e graves - LOW, ou mais para médios ou agudos - HIGH. Abaixo dela teremos a chave DRIVE que aponta a direção que o filtro será alterado: se DOWN o filtro normalmente aberto se fecha ao sentir o ataque da nota tocada; se UP o filtro se encontra normalmente fechado e se abre ao sentir o ataque da nota tocada. São efeitos opostos e bem diferenciados.

A LOVETONE era uma empresa que oferecia pedais incríveis e cheios de possibilidades. Um deles o Meatball, uma espécie de evolução do MUTRON III, foi um projeto que me interessou bastante. Aos controles contínuos DRIVE ( tornado SENSIBILITY ) e PEAK  ( tornado COLOUR ) foram adicionados tempo de ATTACK, tempo de DECAY, INTENSITY e BLEND. Este último combina a mistura do sinal processado pelo filtro com o sinal original não processado. Muito interessante! As chaves dos MODE ( LP, BP e HP ) e de como o filtro responde ao disparador DRIVE (DOWN ou UP )  permanecem basicamente do mesmo jeito. Já a chave de RANGE passa a ter quatro áreas diferentes de atuação no lugar de duas. E também ganhamos uma chave que altera o quanto de frequencias globais serão afetadas pelo disparador, com modo total FULL, 1/2 e OFF, essa última faz o filtro se tornar estático, deixando de responder ao disparador. Além disso foi adicionado um loop com send/return para usar efeitos que serão afetados pelo filtro, mas a detecção do disparador do filtro continuará a responder ao sinal original do instrumento. Muito útil pra se colocar um FUZZ nervoso, por exemplo, que deixaria o ataque e a envoltória do instrumento, fazendo que ele perca essa característica que mencionamos antes, mais percussiva e que faz o o filtro mais responsivo e interessante. Duas portas para pedais de expressão passivos, tipo Roland EV-5, uma controla o DECAY e outra a INTENSITY.

Eu usei o projeto McMeat do Moosapotamus, site de efeitos. Apelidei meu pedal de MeetMyBalls. O resultado foi incrível. As portas para pedais de expressão foram omitidas nesse projeto e eu à época não me interessei imediatamente por tentar incluí-las naquele momento. Por outro lado achei que a adição de um LFO para controlar ciclicamente o filtro poderia ser uma boa adição e incluí um LFO de um projeto de um ótimo t^rmolo chamado TremulusLune. Tenho que melhorar a atuação dess LFO, ela ainda fica muito tímida, porém já apresenta uma direção bem promissora. Notei que existe uma versão posterior do MUTRON III chamada simplesmente de MUTRON III+. E nos modos de filtros, além dos LP, BP e HP há um modo N de NOTCH FILTER, que representa um "dente" na resposta do filtro, algo que deve soar diferente! Vou pesquisar pra talvez adicionar isso, caso não seja algo monstruosamente trabalhoso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário