sexta-feira, 14 de junho de 2024

Fuzelagem - Episódio 7

 Octávios e Octavias - OctaveUp Fuzzes Parte 3



Apesar das semelhanças, os "fuzzes de oitava acima" tem suas particularidades ditadas por sua arquitetura eletrônica de projeto. Assim fomos comparar alguns projetos DIY ( os feitos por mim tem a marca FTR, sem pretensão comercial ) e comerciais de Octavias. Eu pelo que lembro conheci o timbre diferenciado do Octavia com as gravações do Jimi Hendrix e obviamente fiquei fascinado. Claro que ter um Hendrix pra te apresentar uma nova sonoridade já é meio caminho pra que você seja seduzido pelo resultado. Na primeira parte dessa série de postagens sobre OctaveUp Fuzzes eu aponto outros projetos como meus primeiros contatos com esse tipo de fuzz. Tanto nos ajustes de menos distorção assim como os mais distorcidos já é possível distinguir quão diferente o Octavia soava em relação aos Univox Superfuzzes e FoxxToneMachines. É sempre difícil descrever em palavras diferenças sonoras, principalmente quando elas são subjetivas e tendem a afetar de maneira muito específica a percepção de cada um... Por outro lado existe a relação da maneira que se toca, se articula e epressa cada nota usando técnicas diferentes de "playing" e como isso é correspondido pelo efeito em questão.

FTR Tycobrahe Octavia
Durante um bom tempo eu acreditei que o segredo do timbre particular do Octavia era o uso de um transformadorzinho de áudio, era como fazer parte de alguma seita enlouquecida. Então com o tempo conseguimos através de um fórum decifrar o Octavio da Dunlop que parecia ter um tembre muito bom e usava o artifício de transformador de áudio no coração do efeito. Depois do esforço e paciência de importar alguns transformadores montei o pedal e realmente consegui um resultado que me agradou bastante. No entanto esse pedal tinha o terra positivo, o que o torna um pedal incapaz de compartilhar uma fonte de alimentação com outros pedais. Na verdade eu já tinha uma experiência com os clones e octave fuzzes baseados no FoxxToneMachine e no Univox Superfuzz que, mesmo com circuitos de terra negativo, compartilhar fonte com pedais, principalmente digitais, gerava um ruído de fundo problemático... Um controle que posteriormente adicionei foi um de "TONE".  Ainda não encontrei o capacitor ideal para um espectro de controle amplo da tonalidade, mesmo assim fez-se útil.

FTR Roger Mayer Octavia 
Logo segui em frente para montar um modelo de Octavia sem trafo pra poder fazer a tal comparação... Usei um circuito comum a vários fóruns tido como o projeto do Roger Mayer.  Um circuito muito interessante e fazendo uso de transistores Darlington de alto ganho! Componentes mais fáceis de se encontrar, fora o pot de ganho que deveria ser AntiLog (C). Outra coisa que é um ponto a favor é que o terra dessa versão é positivo e a alimentação pode ser compartilhada com pedais comuns ( lembrando da tal história de que pode haver indução de ruído nesses circuitos de fuzz oitava acima! ). O efeito é ótimo e com poucas diferenças no resultado sonoro geral. Eu gosto bastante desses projetos "Octavia" por terem o efeito de oitava acima adicionada mesmo com a guitarra com volume mais baixo. Nos projetos no estilo Univox Superfuzz a oitava parece esmoecer muito ao se baixar o knob de volume da guitarra.

Há algum tempo atrás, por ouvir falar muito bem do pedal da marca NIG/GNI Music chamado OctaFuzz. Compacto e com jeito de ser bem construído e resistente, o pedal realmente entrega muito bem o que se espera de um "Octavia"! Os controles atuam muito bem inclusive. Pra completar o custo desse pedal é extremamente razoável e pode ser bem mais baixo no mercado de usados, se bem pesquisado. 

Os vídeos foram feitos de formas diferentes visando resultados distintos e interessantes usando o mesmo tipo de efeito. Todos os videos no entanto foram gravados com o controle de volume da guitarra sempre no máximo.


No do Octavio D'Frias eu usei um drive/crunch do amplificador ( nesse caso simulado ) depois do pedal e mantive o fuzz não muito distorcido por si só, dando uma certa arredondada no timbre final.

No do Roger Mayer eu quis manter a distorção do pedal no mínimo possível e aí usei um compressor CYCLOPS da Ed'sModShop antes do pedal pra não perder muito do sustain da guitarra.

No OctaFuzz eu usei uma quantidade mediana de distorção fuzz pra ter sustain e punch, mas não ficar tudo achatado e sem dinâmica.





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