segunda-feira, 24 de junho de 2024

Fuzzelagem Episódio 8

 Blend Fuzzes - OctaveUp ou Não


O Fuzz é um efeito que provoca diferentes reações em diferentes guitarristas, pois características vistas como positivas pelos amantes do efeito são as mesmas depreciadas pelo outro lado. Uma adição que pode ser um recurso e tanto a um Fuzz ( e mesmo outros tipos de efeitos que nem sempre apresentam essa possibilidade como drives, filters e etc. ) é poder adicionar ( misturar ) paralelamente ao som distorcido/processado o som original (limpo ou não...rs ) do instrumento! Isso é um recurso normal em pedais como Delay e Reverb, também possível de ser encontrados em pedais de Flanger, Chorus e Phaser mais sofisticados. No caso dos fuzzes esse recurso pode ser muito útil para se conseguir timbres diferenciados, facilitar a clareza de acordes e associar o uso de outros efeitos como overdrive e compressão antes do fuzz com resultados mais ricos e carnudos.

O Scrambler da EFX ao lado ( efeito originalmente criado pela Ampeg como o da foto acima ) é um fuzz com capacidade de OctaveUp. O controle de "TEXTURE" ajusta o tipo de comportamento e do timbre de fuzz, de um fuzz comum até um fuzz com uma oitava acima bem audível ( sempre com aquelas características comuns aos outros OctaveUp Fuzzes: melhores resultados utilizando o captador do braço, tocando à partir do 12º e criando efeitos parecidos com um Ring Modulator quando se toca duas ou mais notas ao mesmo tempo! ). O Outro controle, "BALANCE" controla a mistura entre o som original e o processado. As possibilidades são muito interessantes. Minha pequena crítica em relação ao projeto inicial é de que a adição de dois controles poderia tornar bem mais útil a atuação do pedal: 1 - Um controle BOM de "TONE" ( coisa que se pode encontrar no modelo atual da EFX! ); 2 - Um controle de volume final com um estágio de ganho anterior a ele pra poder ajustar facilmente o volume em relação ao pedal em bypass!

O MightySound Fuzz M3 é um pedal pequenino no estilo "nano" com quatro controles! O controle DRIVE ajusta quão distorcido será o sinal processado. O controle de DRY BLEND ajusta a mistura de sinal processado com o sinal não processado ( DRY ). Um controle de VOLUME que ajusta o nível de sinal na saída do pedal. E finalmente o controle com knob branco maior que controlava algo como um misto de textura e tonalidade do Fuzz. Vai do que eles chamam de BASS BUZZ até um TREBLE BITE. Esse controle age de forma dramática na timbragem e textura geral do Fuzz, incluindo o seu comportamento! Esse pedal de excelente custo/benefício foi mais uma grande surpresa, pois eu o adquiri por ser relativamente barato e oferecer esse controle de mistura em um pedalzinho tão prático e pequeno.

Se já é extremamente vantajoso para a guitarra ter um controle de BLEND no fuzz, para o uso do fuzz com o baixo elétrico é praticamente uma necessidade! No sentido de preservar principalmente o conteúdo de graves e o punch natural do instrumento muitos designers de pedal pensaram em alternativas para adicionar efeitos tendo essa nessecidade em mente. Por isso alguns efeitos de modulação especialmente pensados para o baixo lidam mais com a faixa mais aguda do espetro do instrumento, os harmônicos, deixando os graves ( a fundamental e os sub-harmônicos ) sem alteração significativa. Ou simplesmente implementando um controle de BLEND para adicionar o efeito paralelamente ao som original!





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