domingo, 9 de junho de 2024

Pedais & Efeitos Experience

Segunda edição - Rio de Janeiro - Parte #1


Realizou-se nesse dia 25 de Fevereiro passado ( 2024 ) a segunda edição do evento PEDAIS & EFEITOS EXPERIENCE RIO! Mais um excelente evento promovido conjuntamente por PEDAIS & EFEITOS do Leo Ximenes e a JAM EXPERIENCE de Thiago Zalinsky. Botei minha camiseta do blog "TIMBRE-SE!", peguei minha Steinberger Spirit ( com captação especial do Mr Edu Fullertone, com sonzão, pequena e leve! ) e me mandei pra Barra da Tijuca de manhã ainda. O lugar foi a própria escola de música JAM EXPERIENCE no DOWNTOWN Mall. Foram dois andares com vários expositores alocados no hall de entrada, em algumas salas no segundo andar e um bom espaço acusticamente tratado e isolado em nível de estúdio compartilhado por algumas marcas e seus expositores/representantes. Tudo resultado de um esforço hercúleo do Leo Ximenes e suporte dos participantes. Uma beleza de se ver! Foi chegar e já ser muito bem recebido pelo próprio Leo e sua família! Parabéns pra eles!!!

Logo em seguida encontrei Marcos Falcão e Fernamda Ca. Sempre com o genial "EFEITOS PARA GUITARRA E OUTROS INSTRUMENTOS", livro em língua portuguesa sobre pedais, racks, e tudo o mais de efeito para manipular os sons de seus instrumentos, simplesmente imprescindível! Eu já adquiri minha edição atualizado do Volume 1 e esperando a próxima edição do segundo volume. O livro é de fácil leitura e abrange um vasto campo dos efeitos usados desde o começo da indústria do áudio e da eletrificação dos instrumentos. Entender o que os efeitos eletrônicos fazem e como fazem pode facilitar e muito o uso e ajuste dos mesmos. Além da alegria de rever o casal no evento, pudemos ter bons papos sobre esse universo musical imenso, efeitos e inclusive sobre algumas coisas acontecendo dentro do próprio evento.

Subindo a escada já encontramos as salas do andar superior cheias de produtos e visitantes! Como a primeira já estava cheia segui para a segunda onde encontrei o querido e grande guitarrista ( em todos os sentidos ) Paulo Grua. Nessa sala estava a testar uma pedalboard monstro com vários produtos da ChaseBliss. A responsável pela marca no evento era ninguém menos que a ótima guitarrista Ana Julia. Mostrando não só conhecimento, mas paciência e grande simpatia. Eu, particularmente, confesso ficar um pouco intimidado pela marca, porque os pedais são tão interessantes e criativos que fico hipnotizado e a G.A.S. se torna insuportável...rs. Preciso de uma segunda chance com esses caras.

Na terceira sala do segundo andar me deparo com uma figura muito querida que prezo e admiro: Du Menegozo da Deep Trip. Não o via desde a última ExpoMusic em São paulo... Tenho boa parte dos pedais fabricados por eles e são excelentes, então não seria estranho estar tão emocionalmente envolvido nessa parte do evento. Só que para coroar esse reencontro ainda tinha a novidade máxima da revelação do novo pedal da marca feito especialmente em parceria com um dos maiores guitarristas e referência máxima da guitarra brasileira ( para mim e para muitos mais ) Pepeu Gomes! O pedal é o Malacaxêta! Nomeado a partir de uma música muito importante na carreira solo de Pepeu, o pedal é um distortion muito bem projetado e nos padrões de construção e plasticidade dos clássicos da Deep Trip! 


Além do som excelente do pedal, um controle de médios semi-paramétrico faz dele uma ferramenta muito flexível! Pude experimentar o pedal longamente e abusei da hospitalidade do Du, pois conversamos longamente e a nós se juntou Paulo Grua e meu outro querido, Glauco Carvalho guitarra do Tributados! Falamos sobre essa maravilha que é a criação de um idioma guitarrístico brasileiro e do saudoso Paulo Rafael e obviamente do nosso amigo pessoal e amado Fred Andrade. Logo apareceu o incrivel guitarrista e responsável pelo Jam Experience Thiago Zalinsky. Mais tarde um pouco, antes de eu ter deixado o evento ( por um problema pessoal bem chatinho ) pude ainda me encontrar com o incrível Pepeu Gomes, ídolo  e referência total, com o filho Felipe, e foi bem humorado e simpático como de costume, então fico devendo mais essa alegria ao Du! 

Glauco Carvalho, Thiago Zalinsky & Paulo Grua

Filipe, eu & Rodrigo
Dali fui pra próxima sala, no cantinho, e me deparei com algumas das guitarras mais bonitas e originais  feitas por luthiers do Brasil, ao menos as que já pude conhecer pessoalmente e experimentar: R.Gil Guitars! Fui recebido muito gentilmente pelo Rodrigo e seu assistente Filipe e convidado a escolher os modelos em exposição. São instrumentos de altíssimo nível utilisando madeiras incríveis, muito bem construídas e extremamente bem reguladas. O hardware também de primeira, incluindo algumas pontes da Ramme Custom. A captação também é muito boa por parte da Solaris Pickups em parceria com eles, porém vi alguma coisa do queridão Edu Fullertone entre as postagens de instrumentos fabricados. O que posso dizer? G.A.S. total e irrestrito!!! O acabamento beira o absurdo, tocabilidade total e timbres fantásticos! A guitarra do video que fizemos bem despretensiosamente foi a mais apaixonante pro meu gosto. Fiquei até sem graça de não conecê-los antes, já que são baseados aqui no Rio... Fiquei devendo uma visita!



TO BE CONTINUED...

2 comentários:

  1. Que registro massa meu querido ! Fui na primeira mas não pude ir a segunda infelizmente, obrigado pela matéria e relato, quem não pode ir tem aqui um gostinho desse baita evento !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem vindo e sinta-se à vontade pra comentar sempre que quiser! Esse evento é muito importante e um esforço feliz do Léo Ximenes. Certamente haverá um próximo evento ano que vem aqui no Rio! Quem sabe se nesse próximo a gente não se encontra? Grande abraço!

      Excluir